Diz que "Esperando Godot", é a história de dois vagabundos que enquanto esperam a inalcançável personagem do "Senhor Godot" comem nabos, brincam com seus chapéus, enquanto fazem narrativas sobre suas vidas e os bons tempos onde eram felizes.
Mas "Godot", é mais do que isso.
É um testemunho contundente e arrasador sobre todos do avanço do nazifacismo na Europa, que vem de forma avassaladora, destruindo os melhores e maiores avanços e conquistas das sociedades modernas.
Brincar com o chapéu, é perder a cabeça que é estrangulada numa simulação de suicídio.
Fazer palhaçadas é ironizar o poder e destituir o poder do Estado sobre o indivíduo.
É colocar em xeque a capacidade do Homem em erguer a Torre Eiffel como um símbolo, de desenvolvimento e ao mesmo tempo um troféu para a morte do próprio Homem, quando usa o monumento para se atirar lá do alto da sua torre e da sua própria decadência.
Foto: Margareth Leite |
Ficha Artística e Técnica
Autor: Samuel Beckett
Dramaturgia e Encenação: Arimatan Martins
Cenografia e Adereços: Emanuel de Andrade.
Figurinos e Produção: Soraya Guimarães
Desenhos de Luz: Assaí Campelo
Arte visual: Marcelo Magon
Fotos: Margareth Leite
Produção: Navilouca Produções (Soraya Guimarães)
Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro
Serviços: 55 min. / 14 anos
Equipe: 6 (seis) pessoas
ELENCO
FRANCISCO DE CASTRO - Foto: Margareth Leite |
Espetáculos
FERNANDO FREITAS - Foto: Margareth Leite |
Habilitação: Artista / Função: Ator / DRT nº: 60/1995 / Filiado nº: 62/1995 - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Piauí - SATED - PI
Espetáculos
EQUIPE
Soraya Guimarães Produção e Figurinos Habilitação: Artista /Função: Diretora de Produção / Filiado nº: 493/2015 - SATED-PI /DRT nº: 12/1990 |
Assaí Campelo Iluminação Habilitação: Técnico / Função: Iluminador / Filiado nº: 19 - SATED-PI / DRT nº: 18, de 09/11/1990 |
EMANUEL DE ANDRADE Cenário e Adereços Habilitações:
Artista e Técnico / Funções: Ator, Cenógrafo e Aderecista /Filiado nº: 509/11 / DRT
nº: 338/11 |
NECESSIDADES TÉCNICAS:
- Sistema de som que seja possível conectar aparelho de celular (telemóvel);
- A apresentação do espetáculo poderá acontecer em palco italiano ou arena, espaço alternativo com estrutura de iluminação e cadeiras/arquibandas para o público)
- Montagem: mínimo de 2 (duas) horas e desmontagem 30 (minutos)
HISTÓRICO DE APRESENTAÇÕES
- Estreia - 17 de agosto de 2022, Espaço Casa Soraya Guimarães, em Teresina - PI.
- 23 de agosto de 2022 - FestLuso 2022 - Theatro 4 de Setembro, em Teresina - PI.
- 1 de setembro de 2022 - 128 Anos do Theatro 4 de Setembro, em Teresina - PI.
- 26 de novembro de 2022 - Museu do Mar - Festival Balaio Cênico, em Parnaíba - PI.
O Grupo Harém de Teatro
Tem conseguindo ao longo de sua existência celebrar resultados que se justificam não só pela prática saudável do exercício cênico, mas, especialmente, pela planejada estratégia de sedimentar um histórico e uma memória para os autos do teatro brasileiro que reinventasse as formas do fazer teatral e definisse o homem no centro da cena.
Dessa forma é que todos os processos de pesquisa e montagens do repertório de espetáculos do Grupo Harém mantiveram uma finalidade de propósitos de premiar autores locais, nacionais e por vezes internacionais, mas sempre considerando o fio do labirinto da linguagem universalizada à aldeia local, as escritas e falas da personagem aos desenhos dramatúrgicos em que o homem fosse sujeito do próprio discurso e se autorreconhecesse como manipulador da própria arte de criação.
Conseguiu assim sucessos absolutos com Raimunda Pinto, Sim Senhor!, com mais de treze prêmios em festivais nacionais e de melhor espetáculo de circulação pela FUNARTE e que ficou dezenove anos em cartaz e com O Auto do Lampião no Além conseguiu o 3º. Melhor espetáculo do Festival de Teatro Brasileiro, em Erechim – RS e Prêmio do Mérito Lusófono para países de língua portuguesa no mundo, bem como outros trabalhos que acuidavam em preservar identidades e revalorizar as identificações da língua, linguagem, temas e falas da cena brasileira.
O Harém tem em “Raimunda Pinto, Sim Senhor!” um dos melhores exemplos de resistência e permanência em cena de um espetáculo de teatro, se apresentando de forma sistemática e possibilitado ao público local e brasileiro um olhar significativo do discurso moderno da dramaturgia de tradição e ruptura que encontra eco de aproximação e recepção continuada em qualquer público de qualquer parte do Brasil percorrido.
No ano de 2021 através de um Projeto de Lei Ordinária do estado do Piauí a Associação Grupo de Teatro Harém Pictures passa a ser de Reconhecimento de Utilidade Pública, este reconhecimento deve-se ao trabalho desenvolvido pela entidade cultural há 36 anos, que já é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelo seu trabalho em defesa da cultura e das artes, e por levar o nome do Estado do Piauí aos mais diversos palcos do mundo.
Esse reconhecimento dar maior credibilidade e visibilidade às entidades culturais com fins não econômicos, permitindo que as mesmas não sejam encaradas como entidades sem nenhum caráter, mas sim como organizações que lutam e contribuem para a melhoria das condições de vida da sociedade, pois quando se eleva o nível das artes e da cultura, se eleva também nível de bem estar social de nossa população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário