Abrigo São Loucas

O ESPETÁCULO

O Texto

ABRIGO SÃO LOUCAS é um texto que repercute o desenredo de três Marias (Maria de Castro, Maria Fernanda e Maria Francisca) que revivem as memórias de tempos áureos (à sombra das administrações de seus maridos, chefes do poder executivo local), enquanto preparam o primeiro encontro de ex-primeiras damas. O texto tragicômico, não só é inteligente, mas venal quando o assunto é político para refletir os velhos costumes da sociedade brasileira de política fisiológica, nepótica e de cultura de prevaricação.
A dramaturgia regida pela picardia, ironias e inteligência dramáticas, ao humor garimpado reafirma o discurso hareniano de atrair a atenção para o homem brasileiro no centro da cena.
A peça é de entretenimento e crítica reflexiva ilustrada à cena distanciada, sendo de linguagem de comédia política absurda e é um inventário popular da política piauiense, que não deixa de ser a brasileira, nos últimos 50 anos, onde espectadores identificarão situações vividas pela sociedade.
Da Trilogia hareniana, que foi iniciada com “Macacos me Mordam – A Comédia”, que discutia arte e ciência, e encerrará com “A Revolta das Barbies”, voltada para arte e comportamento, com estreia prevista para 2014.


O Autor e a Direção

ARIMATAN MARTINS
Começou suas atividades no movimento do teatro amador do Piauí, em 1980 foi para o Rio de Janeiro – RJ, onde estudou na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras, com mestres como Aderbal Freire Filho e João das Neves.
Voltou ao Piauí em 1985, onde desenvolveu um trabalho de pesquisa de linguagem e de descoberta de novas formas de expressão inspiradas nas tradições da cultura popular nordestina. 
PRÊMIOS RECEBIDOS

RAIMUNDA PINTO, SIM SENHOR!
1993
- I Festival Nordestino de Teatro De  Guaramiranga – CE - de 20 a 27/ Março - Melhor Diretor
- VI Festival Nacional de Teatro de São Mateus – ES - de 25/Julho a 01/Agosto - Melhor Diretor

AUTO DO LAMPIÃO NO ALÉM
1996
- IX Festival Nacional de Teatro de São Mateus – ES, 24 a 31/08, Melhor Direção

O VASO SUSPIRADO
1998
- Troféu SATED-PI/97 - Melhor Diretor
- XVI Mostra de Teatro Amador do Piauí, Oeiras - PI - Melhor Direção

DIRIGIU OS TRABALHOS:
1985
- Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita e Só Agora Revelados, de   Francisco Pereira da Silva
1986
- O Homem e Seu Destino, sobre a poética de Brecht
- O Pássaro da Manhã – poemas de Alda Caddah
1987
- A Farsa do Advogado Pathelin, de autor anônimo do Século  XVI
- Criação do Núcleo de Estudos Cênicos do Theatro 4 de Setembro, atualmente Oficina de Teatro Procópio Ferreira
1989
- Romeu e Julieta, de William Shakespeare
1990
- Apareceu a Margarida, de Roberto Athaide
1991
- Bonito de Ver, com Solange Leal

1992
- Soy Louco Por Ti, sobre a poética de Torquato Neto
- Tiradentes, Ópera da Liberdade, de Ací Campelo
 - Ópera da Estrela Guia, de Ací Campelo
- Raimunda Pinto, Sim Senhor!, de Francisco Pereira da Silva
1994
- O Cavalinho Azul, de Maria Clara Machado
1996
- Auto do Lampião no Além, de Gomes Campos
1997
- O Vaso Suspirado, de Francisco Pereira da Silva
1998
- O Clone, de Rubens Nery Costa
1999
- O Princês do Piauí, de Benjamim Santos
2000
- A Hora da Estrela, de Ací Campelo
- Uma Estrela, de Ací Campelo
2001
- Os Saltimbancos, de Chico Buarque de Holanda
2002
- A Tempestade, de William Shakespeare
- Nabucodonosor ou a Morte da Tarde, de Geraldo Markan 
- Jumento e o Bode, de Amauri Jucá e Dirceu Andrade
2003
- O Marinheiro, de Fernando Pessoa
- Penélope e Charmosa, de Amauri Jucá e Dirceu Andrade
2005
- “Harém Conta o Assassinato do Anão do Caralho Grande”, uma adaptação da Obra de Plínio Marco “O Assassinato do Anão do Caralho Grande”
2007
- Diário de Uma Ladra, de Rubens Nery Costa
- Feiúra Pega, show de humor com o
Amauri Jucá e Dirceu Andrade
2008
- A Tarde do Fauno, de Sthefáne Mallarmé   
2009
- A Onça e o Bode de Walfrido Salmito (infantil)
- Casa de Bernarda Alba, Federico Garcia Lorca
2010
- Forró do Cabôco, Dirceu Andrade
- Meu vizinho é de Lascar, Amauri Jucá

2011
- O Pequeno Príncipe, Antoine Saint-Exupéry
- A Batalha do Jenipapo, Aci Campelo
2012
- Macacos Me Mordam! – A Comédia
2013
- Abrigo São Loucas – Arimatan Martins
- Papai quero me casar – Amauri Jucá



FICHAS GERAIS

O Elenco
COMPOSIÇÃO
PERSONAGEM
Francisco Pellé
Maria Francisca
Francisco de Castro
Maria de Castro
Fernando Freitas
Maria Fernanda
Emanuel de Andrade
Dé, Né, Zé e Enfermeiro


Francisco PELLÉ

Francisco de CASTRO
FERNANDO Freitas

EMANUEL de Andrade

Técnicos
COMPOSIÇÃO
FUNÇÃO
Assaí Campelo
Iluminador
Márcio Brytho
Sonoplasta

SORAYA Guimarães
ARIMATAN Martins

Ficha Técnica
COMPOSIÇÃO
FUNÇÃO
Arimatan Martins
Autor de Diretor
Francisco Pellé
Produtor
Emanuel de Andrade
Cenógrafo e Aderecista
Assaí Campelo
Iluminador
Márcio Brytho
Sonoplasta
Lopes Neto
Figurinista
Kiko Moreira
Perucas - Criação
Ari Carvalho
Manutenção das Perucas
Maquiagem
O Grupo

Lopes Neto
Márcio Brytho
Kiko Moreira
Assaí Campelo

Ari Carvalho


Serviços
Equipe:
08 (oito) pessoas
Duração:
55 min
Classificação:
14 Anos
Gênero:
Comédia

Tempo de Montagem:
4 (quatro) horas

Tempo de Desmontagem:
30 (trinta) minutos

Responsáveis pela técnica
- Cenário: Emanuel de Andrade
- Iluminação: Assaí Campelo
- Sonoplastia: Márcio Brytho


 Cenário
- O cenário é composto de 3 (três) cadeiras e 1 (um) circulo de moedas.


 A Iluminação
                                                                                                         

Premiações
Edição 2013 do Troféu do Teatro Piauiense - Premiado os Melhores do Teatro Piauiense
Melhor Ator: Francisco de Castro - Abrigo São Loucas;
Melhor Autor: Arimatan Martins - Abrigo São Loucas;
Melhor Figurinista: Lopes Neto - Abrigo São Loucas;
Grupo de Destaque: Grupo Harém de Teatro.

INDICAÇÕES:
Melhor Diretor: Arimatan Martins - Abrigo São Loucas
Melhor Iluminador: Assaí Campelo - Abrigo São Loucas
Melhor Sonoplasta: Márcio Brytho - Abrigo São Loucas
  
Histórico das Apresentações



ESTRÉIA - Dias 24 e 25 de Janeiro de 2013, às 20h – Espaço Cultural Maria Bonita, em Floriano – PI;


TEMPORADAS/MOSTRAS/FESTIVAIS:


Dias 22 e 23 de Fevereiro/13, às 20h no Teatro SESC Avenida, em Parnaíba – PI;

Dia 21 de Março/13, às 20h no Theatro 4 de Setembro, em Teresina – PI;
Dias 1213 e 14 de Abril/13, às 20h na Sala Torquato Neto (Clube dos Diários), em Teresina – PI;
Dias 1920 21 de Abril/13, às 20h na Sala Torquato Neto (Clube dos Diários), em Teresina – PI;
Dia 24 de Abril/13, às 20h, na 1º Mostra SESC de Teatro de Caxias - MA;
Dias 2627 e 28 de Abril/13, às 20h na Sala Torquato Neto (Clube dos Diários), em Teresina – PI;
Dia 24 de Maio/13, às 20h no Teatro do Boi (Bairro Matadouro em Teresina – PI);
Dias 29 e 30 de Maio/13, às 20h no Theatro 4 de Setembro, em Teresina – PI;

Dia 31 de Maio/13, às 18h na 10ª Edição do Festival de Inverno de Pedro II – PI;

Dia 14 de Junho/13, às 19h em União - PI no Centro Cultural de União;

Dia 10 de Julho/13 no Casarão Coronel Luis de Brito na Cidade de Piracuruca - PI, às 22h;
Dia 16 de Julho/13 no Teatro Municipal João Paulo II em Teresina - PI, às 19h;

Dia 27 de Julho/13 no Festival de Teatro do Capim Pubo (Povoado Capim Pubo) no município de Elesbão Veloso – PI, às 21h.

Dia 13 de Agosto/13, às 19h, no Club dos Diários (Palco Osório Jr) - lançamento do Festival de Teatro Lusófono (FESTLUSO) 2013;

Dia 22 de Agosto/13, às 19h, no Festival da Rabeca de Bom Jesus - PI;

Dia 25 de Agosto/13, às 19h, no Festival de Teatro do Bairro Cidade Jardim, em Teresina - PI;

Dia 31 de Agosto/13, às 19h, no Festival de Teatro Lusófono - FestLuso 2013 no Theatro 4 de Setembro em Teresina - PI;
Dia 04 de Setembro/13, às 19h, na Programação de Aniversário de 119 Anos do Theatro 4 de Setembro em Teresina - PI;
Dia 22 de Setembro/13, às 22h, no Festival Nacional de Teatro de Pontos de Cultura em Floriano - PI - Espaço Cultural Maria Bonita;
Dia 26 de Setembro/13, às 21h30, no 18º Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia 2013 - Porto - Portugal;

Dia 28 de Setembro/13, às 22h, no Teatro Extremo - Almada (Lisboa) - Portugal;
Dias 29 e 30 de Novembro e 01 e Dezembro/13, às 20h, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dias: 06 e 08 de dezembro/13, às 20h, no Teatro Estação (antigo Trilhos), em Teresina - PI;
Dias: 1314 e 15 de Dezembro/13, às 20h, no Teatro Estação, em Teresina – PI;
Dias: 1718 e 19 de Janeiro/14, às 20h, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dia: 24 - de Janeiro/14, às 20h, no Cine Teatro Oeiras, em Oeiras - PI;
Dias: 2526 e 31 de Janeiro/14, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dias: 0102, 07, 08, 09, 15 e 21 de Fevereiro/14, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dia: 24 de Fevereiro/14, às 19h, apresentação em uma festa de aniversário no Bairro Marquês em Teresina - PI;
Dia: 08 e 09 de Março/14, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dia 27 de Março/14, às 15h, na Sala Torquato Neto - Club dos Diários, dentro da Programação do "Dia Mundial do Teatro";
Dia 15 de Junho/14, às 19h, no Teatro Estação, em Teresina - PI.
Dia 25 de Junho/14, às 20h, no Sindicato Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Piauí - SINTTEL, em Teresina - PI.
Dia 29 de Junho/14, às 19h, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dia 06 de Julho/14, às 19h, no Teatro Estação, em Teresina - PI;
Dia 03 de Agosto/14 em Picos - PI;

Dia 23 de Agosto/14 em Nazaré do Piauí - PI;
Dia 30 de Agosto/14 em Cajueiro da Praia - PI;

Dia 04 de Setembro/14 no Theatro 4 de Setembro, em Teresina - PI- Aniversário de 120 Anos do Theatro 4 de Setembro, em Teresina - PI; 
Dia 18 Setembro/14, na Mostra Teresina THE, no Club dos Diários, em Teresina - PI.
Dia 15 de Outubro/15, no Theatro 4 de Setembro.
Dias 25 e 26 de Fevereiro/16, no Teatro Torquato Neto (Club dos Diários);
Dias 08 e 09 de Abril/16 -  Teatro Torquato Neto – Teresina.
Dia 23 de Abril/16, Casa de Teatro de Sintra – Portugal;
Dia 03 de Abril/16, Teatro "A BARRACA" - Lisboa Portugal;
Dia 17 de Maio/16, Auditório da SECULT - Teresina - PI.



CURRÍCULOS DO ELENCO





Francisco PELLÉ
IDENTIDADE SINDICAL
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Piauí - SATED - PI
Habilitação
Artista
Função
Ator e Produto
Filiado nº
41/92
DRT nº
35/92
Trabalhos Realizados
1987 - A Farsa do Advogado Pathelin - autor anônimo do Século XVI.
1992 - Raimunda Pinto, Sim Senhor! - Francisco Pereira da Silva
1996 - Auto do Lampião no Além - Gomes Campos
2005 – Harém Conta o Assassinato do Anão do Caralho Grande, adaptação da Obra “O Assassinato do Anão Caralho Grande” - Plínio Marcos
2009 – A Onça e o Bode - Walfrido Salmito (infantil)
2010 - Quando as Maquinas Param - Plínio Marcos (co-produção  com o Teatro Extremo de Portuga
2012 – Macacos Me Mordam – A Comédia – Arimatam Martins
2013 – Abrigo São Loucas – Arimatan Martins
2015 – Um Bico Para Velhos Palhaços – Matéi Visniec








Melhor Ator de 2013
Troféu Os Melhores do Teatro Piauiense
Francisco de CASTRO
IDENTIDADE SINDICAL
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Piauí - SATED - PI
Habilitação
Artista
Função
Ator
Filiado nº
4/89
DRT nº
6/90
Trabalhos Realizados
1989 - Romeu e Julieta - William Shakespeare
1992 - Raimunda Pinto, Sim Senhor! - Francisco Pereira da Silva
1996 - Auto do Lampião no Além - Gomes Campos
1998 - O Clone - Rubens Nery Costa
1999 - O Princês do Piauí - Benjamim Santos
2005 – Harém Conta o Assassinato do Anão do Caralho Grande, adaptação da Obra “O Assassinato do Anão Caralho Grande” de Plínio Marcos
2007 – Chá das Quintas - Aldo Leite
2009 – A Casa de Bernarda Alba – Federico Garcia Lorca
2011 – O Pequeno Príncipe - Antoine Saint-Exupéry
2012 – Macacos Me Mordam – A Comédia – Arimatan Martins
2013 – Abrigo São Loucas – Arimatan Martins
2015 – Um Bico Para Velhos Palhaços – Matéi Visniec


FERNANDO Freitas
IDENTIDADE SINDICAL
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Piauí - SATED - PI
Habilitação
Artista
Função
Ator
Filiado nº
62/95
DRT nº
60/95
Trabalhos Realizados
1992 - Raimunda Pinto, Sim Senhor! - Francisco Pereira da Silva
2004 - D+ show - Coletivo
2005 – Harém Conta o Assassinato do Anão do Caralho Grande, adaptação da Obra “O Assassinato do Anão Caralho Grande” de Plínio Marcos
2007 – Chá das Quintas - Aldo Leite
2009 – A Casa de Bernarda Alba – Federico Garcia Lorca
2011 – O Pequeno Príncipe - Antoine Saint-Exupéry
2012 – Macacos Me Mordam – A Comédia – Arimatan Martins
         - A Lenda do Vale da Lua – João das Neves
2013 – Abrigo São Loucas – Arimatan Martins
2015 – Um Bico Para Velhos Palhaços – Matéi Visniec









EMANUEL de Andrade

IDENTIDADE SINDICAL
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Piauí - SATED - PI

Habilitações
Artista/Técnico
Funções
Ator, Cenógrafo e
Aderecista

Filiado nº
509/11
DRT nº
338/11

Trabalhos Realizados Como Cenógrafo - Espetáculos

2002 - As Profecias de Cassandra, de Gomes Campos

2003 - Brasil S/A, de Antonio Erminio de Moraes

2006 - Show Musical Geraldo Azevedo

         - Espetáculo O Assassinato do Anão, de Plínio Marcos

          - Show de Humor A Feiúra Pega, de Dirceu Andrade e Amauri Jucá

2007 - Show de Humor A Porca Comeu, de Dirceu Andrade e Amauri Jucá

2008 - Show Musical Teófilo Lima -  lançamento do CD Teófilo Matulão

          - Espetáculo Diário de Uma Ladra, de Rubens Nery Costa

2009 - Espetáculo A Onça e o Bode

          - Espetáculo A Meta, de Elyahu Goldratt e Jeff Cox

2010 - Show de Humor Forro do Cabôco, de Dirceu Andrade

         - Show de Humor Meu Vizinho é de Lascar, de Amauri Jucá

         - Espetáculo A Casa de Bernarda Alba

         - Espetáculo O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupery

2011 - Espetáculo A Batalha do Jenipapo, de Ací Campelo

2012 – Macacos Me Mordam – A Comédia – Arimatam Martins

2013 – Abrigo São Loucas – Arimatan Martins
Fotos




Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Renan Fernandes

Foto: Jairo Galvão

Foto: Kelly Brown

Foto: Margareth Leite

Foto: Margareth Leite

Foto: Margareth Leite

Foto: Margareth Leite




Críticas / Comentários / Opiniões


"PERFEITO ! me acabei de rir...kero biiiiis !"
Alex Matos - Trabalha na empresa BAR PUB24
5 de setembro/13 às 12:46 - FACEBOOK

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 "A peça é show demais. Já assisti duas vezes e amei. Recomendo-a a todas as pessoas que gostam de uma boa comédia. Está de parabéns a equipe".

Marlane Sepulvida - Secretária executiva na empresa Salamandra Construção e Planejamento
4 de setembro/13 às 15:22 ·- FACEBOOK
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"um luxo de exercício de ator"

Maneco Nascimento - Ator, radialista, estudante de jornalismo
7 de setembro/13, às 11;17 - FACEBOOK
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"Excelente trabalho! Muito Bom! Estão de Parabéns!"

Sofia Raposo: Atriz, produtora Artística com especialização em Realização Plástica do Espetáculo.

Almada - Portugal

6 de setembro/13 às 11:57 - FACEBOOK 

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"Recomendo demorei mas fiquei totalmente envolvida com a grandeza desse atores e do Mago Arimatan. Sempre" .

Soraya Guimarães - Produtora cultural, trabalha na empresa Navilouca Produções 
e proprietária do Castelli Buffet 
5 de setembro/13 às 22:45 - FACEBOOK

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"A peça é linda mesmo! Parabéns ao grupo. Já vi duas vezes e cada vez é mais impactante".

Erica Fontes Professor of English na empresa UFPI
4 de setembro/13 às 15:32 ·- FACEBOOK
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“é de morrer de rir, 3 feras da comédia: Pellé, Castro e Fernando”

Amauri Jucá - Ator, produtor e humorista.
07/set/13, às 20h45 - FACEBOOK 

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"Absolutamente maravilhosas! "Abrigo São Loucas" é uma otima peça de teatro, com uma visão critica perspicaz da histeria politica do Piaui (e muito certamente do Brasil). O texto mordaz espelha os desvaneios e absurdidades dos arrivistas que usam o voto (e a boa fé) do povo para seus fins de ascenção social, assim como para encobrir a decadência das grandes familias locais. A dramaturgia, que a principio parece regionalista fazendo identificavel o nome de pessoas (politicos) reconhecidos pelo publico, poderia cair na critica vulgar - até mesmo por serem as "primeiras damas" representadas por atores. Porém, este artificio de aproximação e realismo, vai-se aos poucos se desfazendo deixando aparecer os argumentos teatrais. Mesmo a abordagem dramatica (monologos sobrepostos, poucos dialogos) que no começo parece "simplista", revela-se com o humor e a excelente interpretação, como sendo uma escolha de despojamento para que o excesso de artificios não distancie o publico da função reflexiva do texto. E o final, quando o contexto do jogo se associa à patologia social para dar nome ao espetaculo, retornando a realidade ao delirio teatral, fecha com toque brechtiano a distancia entre criação e a vida. Com este espetaculo o Grupo Harém traz um novo testemunho de resistencia lucida ao sofrido processo cultural do Piaui. Bravi!"
1 de setembro/13 às 22:22 - FACEBOOK

Chico Terto -  Mestre em “Psicologia da Arte” e diplomado em “Psicologia”;
Teve na sua formação na formação teatral personalidades como Sergio Britto e Amir Haddad;
No Rio começaram seus estudos sobre o Tango Argentino e outras danças de casal. Em 1983 transferiu-se para França onde continuou suas pesquisas sobre as danças do mundo, e aprofundou seus conhecimentos sobre a Psicanálise e a Análise do Movimento (Laban, Feldenkreis, Alexander) e de lá, partiu para a Índia onde estudou as danças indianas, para o Egito (dança oriental) e África. Impregnado desta vasta experiência, Chico Terto criou seu próprio método: Dança Orgânica, que busca desenvolver através da Psicologia e da Arte a capacidade expressiva dos indivíduos.

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"Depois de um tempo longe dos amigos e da real necessidade de estar por aqui, além da arte, ontem fui agraciado com mais um espetáculo do Grupo Harém, de certo que eu já havia falado da peça "Abrigo São Loucas", no entanto quando nos encontramos como fiel espectador de um bom teatro, bem interpretado e encenado, é que e fato vemos o quão é importante estarmos aqui para prestigiar e sempre, sem contar com a primazia do texto do iluminado direção inteligente de Arimatan Martins. Parabéns mesmo meninos e obrigado: Francisco de Castro, Francisco Pellé Vieira, Fernando Freitas Freitas...e claro Arimatan e toda equipe Harém...bjs".

Sérgio Noronha - Estudou na instituição de ensino Curso Livre de Teatro - UFBA
14 de agosto/13 às 18:46 ·- FACEBOOK

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"Muito bom".

Benicio Bem - Cantor, compositor e músico.
14 de agosto/13 às 09:49 - FACEBOOK

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Trecho da entrevista de Marcelo Evelin,  bailarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e professor de improvisação e composição à Revista Revestrez, Edição 8, 2013. 


Marcelo Evelin  “Eu acho que o Harém fez agora uma peça muito boa (Abrigo São Loucas), justamente porque é simples. Então eu tô achando que é bom o Pellé e o Ari (Arimatan Martins do Grupo Harém de Teatro) não terem dinheiro, sabe? Porque aí as pessoas têm que inventar, dar um jeito....”

REVESTREZ. Marcelo Evelin. "Eu sou o Cabeça de Cuia: ninguém gosta, mas é nosso emblema". Junho 2013. Revestrez. Pág. 16. Entrevista concedida a Samária Andrade, André Gonçalves, Luana Sena, Liliane Pedrosa, Maurício Pokemon e Eugênio Rego. 

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ESPETÁCULO
DATA
VEÍCULO
ESTADO
COLUNA
ABRIGO SÃO LOUCAS
16/04/2013
BLOGSPOT.
PI

Leia-se
Disponível em
http://manekonascimento.blogspot.com.br/

Ficha certa
por maneco nascimento

Maneco Nascimento, ator, radialista, formado em letras português, estudante de jornalismo -UFPI

O Grupo Harém de Teatro está em novas temporadas e novas fichas tiradas do jogo da cena premeditada. Abriu temporada nesse mês de abril, na Sala Torquato Neto - Complexo Cultural Clube dos Diários/Teatro 4 de Setembro, às 20 horas, com o espetáculo“Abrigo São Loucas ou Três Personagens à Procura de Um Aqué”, com texto e dramaturgia de Arimatan Martins.
A temporada de sexta, sábado e domingo iniciada dias 12, 13 e 14 de abril, segue nesse próximo final de semana, 19, 20 e 21 e finaliza dias 26, 27 e 28, com o tema teatro e política, na esteira da trilogia hareniana que prospecta, desde o ano passado, montagens de textos autorais. Do projeto, já estrearam dois vértices da trilogia: “Macacos me mordam – A Comédia” (teatro e ciência) e “Abrigo São Loucas...” (teatro e política). Para 2014 está planejada a estreia de “A Revolta das Barbies” (teatro e comportamento).
Em temporada nesse abril, “Abrigo São Loucas ou Três Personagens à Procura de Um Aqué” é peça que repercute o desenredo de três Marias (Maria de Castro, Maria Fernanda e Maria Francisca) que revivem as memórias de tempos áureos (à sombra das administrações de seus maridos, chefes do poder executivo local),enquanto preparam o primeiro encontro de ex-primeiras damas.
O Harém já conhece o “mètier” de fazer rir. Entre o histriônico, a picardia e o humor cáustico, o escatológico e a comédia da crítica de costumes, realiza sua dramaturgia de lazer, entretenimento e fomentação do teatro de propósitos que vem perseguindo, há pelo menos 26 anos, desde que resolveu trazer o homem brasileiro ao centro da cena. Não faz feio, na média faz mídia e aposta nas respostas colhidas de seu público fiel e seguidor.
Com “Abrigo São Loucas...” reinventa a velha fórmula hareniana de colher o riso e reformular a plateia do gargarejo, sem cair no lugar comum do riso pelo riso, fácil.Repete um mote, já de domínio da cena e de recepção de público, e vai à luta para não perder o fio da “meágua”. O texto tragicômico, de Arimatan Martins, não só é inteligente, mas venal quando o assunto é político para refletir os velhos costumes da sociedade brasileira de política fisiológica, nepótica e  de cultura de prevaricação.
O autor e sua dramaturgia tratam, de forma brincada, sobre temas que nem sempre ganham recorrência na cena local, haja vista os aldeões estarem presos aos costumes de fingirem amenidades e manterem-se no ciclo dos favores e jeitinhos brasis. A trama quebra as barreiras do cínico e das imodéstias oficiais e revela como seriam as reais fibras do coração, nos bastidores oficiais, dos negócios públicos da política da aldeia local.
As Marias  representadas por Francisco de Castro, Fernando Freitas e Francisco Pelé encarnam o melhor exemplo de como se mantinham os negócios, com recursos públicos, antes da Lei de Responsabilidades Fiscais. As ex-primeiras damas vivem das memórias do tempo em que corriam leite e mel das contas públicas até suas ações sociais "dedicadas" ao povo necessitado.
As composições das personagens estão bem distribuídas entre as identidades dos atores e suas características próprias, emprestadas as suas Marias.
Maria de Castro (Francisco de Castro) carrega consigo sua herança de berço e etnia colonial brancaMaria Fernanda (Fernando Freitas)a emergente, traz traços de cepa indígena e alçou status sócio-econômico às custas de um , talvez, passe de Cinderela do agreste e concursos de misses frutas regionais típicasMaria Francisca (Francisco Pelé) é a representante das classes populares, ascendeu de família humilde, a afrodescendente, catapultada das periferias nacionais, tornando-se uma, agora, ex-primeira dama.
O enredo é desenvolto, dinâmico e muito, muito divertido. Dividem, em hipótese confirmada, um marido ideal, que morre e deixa-as com as dívidas e problemas advindos dos negócios escusos no serviço público rentáveis. Emanuel Andrade, o partner, enfermeiro, marido e defunto de cada velório, torna a viuvez das Marias muito + engraçada, quando representa o marido morto.
Maria de Castro consegue compor-se, através de F. Castro, a uma mulher com lapsos de muito rica, diva e heroína popular ao “mètier” habitual. Tira boas risadas da plateiaMaria Fernanda, transmutada à vida através do ator F. Freitas, está muito à vontade para os rompantes e gagues eficientes, marcas e silêncios impactados por máscaras tragicômicas e falas no toque do doce. Tem muito carisma e detém atenção concentrada da plateia que a segue com fervor, por conta da simpatia desvelada na pele da ex-primeira dama, emergente.
Maria Franciscaa de F. Pelé, está muito na dela e na onda histriônica do intérprete criador. Revive meneios e tiradas de efeito de riso certo. Tempo de falas, batata. Carrega consigo os vícios e virtudes do construtor da personagem, mas com eficiência de manter a cena quente e reverberar não só memórias da cena local, como reiterar seu teatro distanciado e quase no desdém ao maior esforço. Talvez marca de qualidade. Não compromete o conjunto, alia emenda ao ato funcional.
Cenas impagáveis do espetáculo são: os velórios dos maridos de cada viúva e a preparação do primeiro encontro de ex-primeiras damas. Cada uma delas com solo bem curtido e defendido como arte do ator e sua cena. Sagacidade de dramaturgia e práxis científica de teatro bem equilibrado.
O desfecho do espetáculo ganha a cena planejada durante todo o cerco preparado em “Abrigo São Loucas...”Arimatan Martins, Francisco de Castro, Fernando Freitas, Francisco Pelé e Emanuel Andrade douram nova pérola aos palcos locais. Acertam o olho da mosca. Ri quem quer, torce o nariz quem nunca entendeu a linguagem hareninana, mas livre arbítrio é tarefa humana.O Harém de Teatro arbitra teatro vivo, “doelha a quem doelha”. Os riscos de repertir-se são da própria natureza e, como disse Pelé, a trilogia é o novo brinquedo do Grupo, depois voltará a fazer peças sérias. Agora é bater mulas rumo ao teatro praticado, no palco, sem tratados e teorias do fingimento. Só teatro pelo teatro, para gregos, troianos e aldeões da cena nacional. É ficha certa! 
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ESPETÁCULO
DATA
VEÍCULO
ESTADO
COLUNA
ABRIGO SÃO LOUCAS
17/04/2013
CIDADEVERDE.COM
PI

Contemporana
Disponível em

http://www.cidadeverde.com/contemporama/contemporama_busca.php?buscar=0


   Eugênio Rego
                                                                                 Jornalista, professor de Comunicação,
                                                                                  Língua Inglesa e artista.


Disponível em: <http://www.cidadeverde.com/contemporama/contemporama_txt.php?id=50325>. Acesso em 12.jun.13. 

As primeiras damas do riso

Elas são loucas e divertidas. Na mesma medida. O passado de glamour e riqueza se foi e o que restou foram apenas lembranças, mas nem por isso essas três mulheres se deixaram abater - continuam acreditando que dias melhores virão. Nem que seja a reboque de novos golpes na sociedade. Esse é o clima de "Abrigo São Loucas", misto de peça e pocket show do Grupo Harém de Teatro. A montagem volta ao cartaz neste fim de semana, às 20h, na Sala Torquato Neto, atrás do Theatro 4 de Setembro. 

A montagem é a segunda de um trilogia escrita pelo dramaturgo e diretor de teatro Arimatan Martins, iniciada com "Macacos Me Mordam" (2012). Dessa vez, ele afina o sarcasmo e a picardia que lhe são característicos para fazer uma crítica social às aristocracias mofadas (e falidas) do Piauí. 

Maria Fernanda, Maria de Castro e Maria Francisca são o que sobrou de anos e anos de pilhagem e desvio de verbas pública por parte dos maridos políticos de carreira em cidades de faz-de-conta, perdidas no interior do Piauí.


Sem mais nada para se agarrar depois de terem surfado a onda da abundância, elas se voltam para suas lembranças e provocam gargalhadas ao dar detalhes de como o dinheiro vindo da corrupção lhes sorriu durante anos a fio. É pura ficção. Ou não. 

Os atores Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé se revezam em cena para dar corpo e muita alma às três relíquias do grande monde piauiense de outrora. "Abrigo São Loucas" não tem nenhuma pretensão panfletária; é uma peça cômica, mas resgata um passado político que não ficou muito longe da atualidade. 

As Marias são figuras impagáveis, com biografias de realeza; no final, o espectador entende que Arimatan Martins fez as vezes de Martin Scorcese ao fazê-lo cúmplice das fantasias de três ex-primeiras damas (agora da piada e do riso)”.

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"Só pra registrar, ri demais. Confiram! Vale a pena!"

Adalmir Miranda - Ator, dramaturgo e diretor
Postado no Facebook no 24 de maio/13 às 10:34

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“Recomendo demais Abrigo São Loucas, do grupo Harém. Mostra que talento é o essencial em qualquer espetáculo!!! “

Biá Boakari – Jornalista
Postado no Facebook no dia 16 de abril/13 na Linha do Tempo de Abrigo SÃO Loucas.
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“....uma honra assistir e ver a obra do Arimatan Martins, encenada por três maravilhosos atores".

Paulo Melo – Bailarino, coreógrafo e professor de dança.
Postado no Facebook no dia 16 de abril/13 na Linha do Tempo de Abrigo SÃO Loucas.

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"Pessoas queridas! Saudades mil!
Acabo de retornar de uma apresentação da peça "Abrigo São Loucas" do Grupo Harém de Teatro, de Teresina, na Sala Torquato Neto, do Club dos Diários.
Fernando Freitas, Emanuel Andrade, Francisco Pellé, e nosso querido CASTRO, deram um show de interpretação em uma comédia (arte difícil) que mantém o tom da crítica sociopolítica e faz rir a risada da boa sátira.
CASTRO esteve imperdível em sua atuação como uma ex-primeira dama refinada/decaída que se comparava a Evita Perón.
Aliás, todo o elenco, com seu trabalho de teatro essencial, demonstrou um belo trabalho de ator, sob direção de Arimatan Martins, nesta segunda peça de uma trilogia iniciada com" Macacos Me Mordam" (esta, lamento, perdi).
Bjs".

Dione Carvalho de Morais - Professora Doutora do Departamento de Ciências Sociais, UFPI
Postado no Facebook em 14 de abril/13, no Grupo Gestão Cultural do Nordeste.

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"Quem não assistiu, não desperdice a oportunidade, por é ótima, muito engraçada e os atores maravilhosos!!!"

Josino Rocha Neto 
- Odontólogo 
Postado no Facebook no dia 11 de abril/13 às 16:17


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